sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Boneca puxa saco!

Olá visita!

Frase do dia: Como lidar com pessoas? Respeitar as diferenças e a individualidade,descobrir como trabalhar com e para as pessoas,perceber os desejos de cada uma,o que lhes motivam,e isso começa ainda em casa com os mais próximos de nós."

Vou colocar aqui o passo a passo pra você fazer uma boneca puxa saco,como sou "desmemoriada",esqueci de tirar as fotos do PAP,mas vou explicar bem pra que você entenda e colocar fotos dos detalhes prontos.


Lista de material:
60 cm de tecido de algodão estampado
20 cm de algodão crú
Enchimento acrílico
Fita de cetim 
Rendinha fina ou ponto russo ou sinhaninha
Lã para o cabelo
Viés largo
Elástico fino(um pedaço peq.)
Caneta para tecido ou tinta para tecido e pincel fino(para os olhos e boca)
Linha de costura
Agulha de costura
Máquina de costura reta
Chapéu de palha(opcional)
Cola quente

Moldes:

Usei pratos pra fazer os círculos.A mãozinha é um retângulo de 6x4 com um dos lados menores arredondado.Lembrando que em todos os moldes deve-se deixar uma margem de 1cm ao cortar o tecido.

Passo 1: Vestido - Recorte um retângulo de 80 x 50 para o vestido.No lado superior(de 80 cm),passe duas costuras com ponto largo para franzir.Na barra,vire dois centímetros e faça a barra.Pregue, acima da costura da barra,o viés que for usar pra decorar,deixando-o aberto nas pontas pra passar o elástico fino e fazer o franzido da barra.Marque 10 cm na parte superior do vestido e pregue outro viés ou sinhaninha.Faça uma barrinha fina nas laterais onde vai ser a abertura de colocar as sacolinhas,eu deixei 12 cm de abertura,querendo pode deixar mais.Franza a parte superior do vestido até que fique totalmente franzida.Passe o elástico no viés da barra e prenda-o com a costura fechando a lateral até a altura da abertura onde vai colocar as sacolinhas.Reserve.

Você poderá fazer um bolsinho no vestido pra colocar o isqueiro ou caixa de fósforo.Faça antes de fecha-lo.


Passo 2: Braço - Recorte o retângulo do braço,pregue a fita de cetim,a rendinha ou sinhaninha nas laterais e feche o retângulo.Reserve.

Passo 3: Mãos - Recorte no algodão crú os retângulos das mãos,arredonde as partes superiores e passe a costura deixando apenas a abertura inferior pra encher.Encha com plumante(enchimento acrílico) e reserve.
Juntei as mãos com um pequeno alfinete fechado,querendo poderá colar uma miniatura de colher de pau ou cestinha de vime(que poderá servir pra colocar isqueiro ou fósforo).


Passo 4: Rosto - Recorte no algodão crú,o círculo do rosto, deixando apenas uma pequena abertura pra encher.Encha,pinte os olhos,nariz e boca(se quiser poderá fazer o narizinho com um pequeno circulo de tecido e um pouquinho de enchimento,faça um fuxiquinho e costure-o com agulha no rosto)e reserve.


Passo 5: Chapéu - Nesse eu usei um chapeuzinho de palha facilmente encontrado nas lojas de variedades ou artesanatos(R$2,50),mas se quiser poderá fazer um chapéu de tecido,basta recortar dois círculos iguais do tecido usado ou outro liso contrastando com as estampas,recorte também um círculo de feltro,ou outro tecido mais encorpado,costure-os,modele na cabeça da boneca,pesponte as abas com linha de crochê,passe termolina leitosa pra encorpar ainda mais o chapéu e depois de pronto é só colar na cabeça.Se for usar o de palha,decore-o com viés largo(costurei na máquina),fita de cetim ou do próprio tecido e um fuxico(com botão colorido).



Passo 6: Cabelo - Dê 14 voltas com a lã,em um retângulo de 25 cm,amarre o meio,recorte o outro lado,meça 10 cm dos dois lados e amarre com uma fita de cetim,deixando um lacinho.
Essa foi a lã que usei,mas pode usar qualquer outra,pode ser colorida também!


Passo 7: Montagem - Pegue uma das mãozinhas,já cheias de plumante e pregue com agulha e linha dobrada em uma das pontas do braço,usando uma agulha de tricô,vá colocando enchimento aos poucos e empurrando com a agulha até encher totalmente o braço,pregue a outra mãozinha da mesma forma.Marque o meio do braço,meça 5 cm pra cada lado e dê um ponto bem forte,isso será o ombro da boneca.Com agulha e linha dobrada,pregue o braço no vestido da boneca.Da mesma forma pregue a cabeça no braço.Dê acabamento com fita de cetim,tanto no vestido quanto no pescoço.Pregue o cabelo,usando a cola quente.Pregue o chapéu no cabelo e cabeça, também usando a cola quente.Finalize com um pequeno fuxico no cabelinho.
P.S. - Faça uma tirinha de tecido e pregue nas costas da boneca,será a alça pra pendura-la.


Pulos do gato:
Na costura das peças use o ponto 2.5 da máquina pra ficar bem fechado.Faça recortes em toda a volta das mãos e rosto antes de virar,assim a costura não fica repuxando e o acabamento fica mais delicado.Encha até ficar durinho as peças,assim a peça ficará mais bonita.



13 comentários:

  1. Amiga ROSA concordo com você quando diz que ensinando a gente também aprende pois e assim que eu me sinto quando estou ensinando para o meu grupo de alunas da terceira idade. Seus trabalhos são lindos e bem explicados ,amei este puxa saco ele é lindo parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado minha querida Delmira,esses elogios são um ótimo remédio pra nosso ego e ajuda a continuarmos "inventando" e reciclando ideias.Também ensino(como voluntária) em um grupo e lá também aprendo.É gratificante quando vejo alguém contente porque descobriu que tem capacidade de criar como qualquer outra pessoa.Resolvi postar o que faço porque muita coisa que aprendo eu copio da net,então pensei,o que posso fazer pra "devolver" o que copio?Criei o blog e estou amando.Faça o puxa saco,é fácil e gostoso de fazer.Um grande abraço pra ti.

      Excluir
  2. Muito obrigado acho que vou arriscar e fazer um.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Disponha Lídia,não é difícil e depois de pronta você vai se apaixonar por ela!!!Abraço pra ti tbm!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigado minha cara,estou sempre a disposição.Abraços!!!!

      Excluir
  5. Muito lindo! Parabéns! Custei um pouco pra entender a relação do nome. kkk Mas muito legal a homenagem. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida,pois é,quando resolvi criar o blog fiquei pensando que nome daria,então me inspirei na marca Maria Berenice de Adriana Bruno e fiz a junção dos nomes de minhas adoráveis vovós.Abraços!!!!

      Excluir
  6. Olá. Preciso de um chapéu de palha como essa da sua boneca, sabe me dizer como faço pra compra. Aqui em floripa ta difícil não acho no comercio este chapéi. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha,aqui em Minas eu encontro com facilidade nas lojas de variedades(tipo 1,99) e nos mercados onde se vendem produtos artesanais,aqui chamamos de mercado municipal.Mas caso não encontre,sugiro que faças um de tecido e cubra-o com cordão de sisal,esse vc deve encontrar com facilidade nas lojas de pecuária,eu compro ai em SC qdo vamos visitar minha sogra,eles vem em rolos de kilo ou 200 grs,ok? Abraço!

      Excluir
  7. qual a largura debaixo do puxa saco?
    a largura do pano e a largura que fica pra enfiar a mao ,depois de franzido, ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilene,obrigado pela visita,as respostas para suas perguntas estão no passo 1, %0 centímetro de largura o puxa saco e 12 centímetro a abertura por onde se coloca as sacolinhas.Agora se for da abertura por onde você puxa a sacolinha,ai depende do tanto que você franzir,eu franzi o máximo que deu o elástico. Espero ter respondido suas dúvidas,senão pergunte novamente,ok? Abraço!!!

      Excluir
    2. olá!
      Eu , acima entendi, a largura aonde poe a sacolinha!
      Agora, num entendo, embaixo, a largura do tecido, e a largura do elastico.
      Pois o elatico ficou apertado qdo eu fiz!

      Dá pra explicar!

      Excluir

Deixe aqui sua dúvida ou qualquer comentário e farei contato assim que possível!