terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pufe de barrica de massa corrida,revestido com tecido!

Olá visitante!Vamos aprender como se faz um PUFE,usando barrica de massa corrida e cabos de vassoura,dessa forma estaremos reciclando dois materiais que normalmente jogamos no lixo e ainda dá trabalho pra por na lixeira.E veja como fica lindo!



 Lista de material:
1 barrica de massa corrida
2 cabos de vassoura(de madeira)
1/2 folha de EVA(sobra metade)
1 metro de tecido-chitão(sobra metade)
Cola branca para artesanato(um copo americano +ou-)
5 pregos pequenos
um pedaço de madeira fina
1/2 metro de manta acrílica(faz dois)
martelo
tesoura
pincel largo
cegueta ou serrote
Custo aproximado:R$7,00

Primeiramente limpe a barrica com pano úmido.Meça a altura da parte interna da barrica e depois marque no cabo de vassoura essa altura.Com a cegueta corte cinco pedaços do mesmo tamanho nos dois cabos.Marque na tampa,quatro cantos e um no centro.Com a ajuda de alguém,pra segurar a tampa,pregue os pedaços de cabo usando os pregos, na tampa da barrica.
Meça o diâmetro da tampa e recorte cinco círculos na manta acrílica.Recorte no tecido,um quadrado,deixando 14 centímetros de margem.Coloque os círculos da manta acrílica sobre a tampa e coloque a mesma no centro do tecido(avesso),passe cola nas beiradas da tampa e cole o tecido em toda a volta.Amarre as pontas na parte de dentro, para dar maior firmeza.Reserve.
Use um pedaço de madeira fina(tábua de caixote de feira-por exemplo),para colar no fundo da barrida e preencher a lacuna que existe e evitar que no futuro seu puff seja danificado.Não precisa preencher ele todo só parte dele para que ao sentar ele não ceda com o peso.

Meça a altura e largura da barrica sem a tampa, deixando um sobra de 10 centímetros.Passe cola na parte externa da barrica,começando pela emenda.Faça isso em 10 centímetros mais ou menos,e vá colando o tecido e passando um pano seco e macio sobre a parte colada para retirar possíveis bolhas de ar ou rugas formadas no momento da colagem.Proceda dessa maneira até forrar toda a volta da barrica,depois vire de boca para baixo e cole a sobra do tecido no fundo.
Recorte um círculo no EVA,do tamanho do fundo da barrica,passe uma generosa camada de cola,sem diluir sobre o círculo e cole-o sobre o fundo,colocando um peso para que seque colando por igual.
Depois de seco,passe cola(sem diluir) na parte superior da barrica e coloque cuidadosamente o assento reservado sobre a borda da barrica.Ponha um peso sobre ela para que a colagem seja por completa em toda a volta.
Pode até ser você,desde de que seja com cuidado!




Depois de seco,passe uma generosa camada de termolina leitosa para impermeabilizar, e deixe secar por 12 horas.Está pronto para uso,agora não dá mais pra dizer que não tem bancos o suficiente em casa,com quatro desses você sempre terá bancos de reserva  e ainda enfeita ambientes com o colorido do chitão!


10 comentários:

msfalcao disse...

Isto é um sonho, é muito bonito tô com 4 vou tentar fazer

Edilene disse...

Obrigado,pelo elogio e pela visita.É muito fácil,você consegue sem dúvida.No lugar das madeiras você poderá usar também tubos de papelão grosso,como os que vem com tecidos nas lojas,porém vai precisar de vários pra preencher toda a barrica e não permitir que eles fiquem soltos lá dentro e fazendo barulho.O PVC também serve mas fica caro,a menos que vc consiga retalhos em construções.

msfalcao disse...

Obrigada, agora já tenho dez, se eu fizer so pra colocar brinquedo por quanto posso vender?

msfalcao disse...

Eu gostaria muito de talvez fazer um curso de artesanato montar uma lojinha pois ja tenho 55 anos e não tenho filhos nem salário so tenho um marido que enche a minha paciência porque tem um quarto cheio de garrafas bonitas, caixas de papelão de todo tamanho tecidos fitas barricas as vezes tenho vontade de jogar tudo fora.

msfalcao disse...

Desculpe o desabafo.

Edilene disse...

Olha,vai depender do material que você vai usar e do nível sócio econômico das pessoas para quem pretende vender,nesse caso creio que deve fazer um calculo do material,depois acrescente o dobro ou triplo do que gastou.

Edilene disse...

Porque você não começa a fazer e oferecer para vizinhos,parentes e amigos,assim você vai aprimorando as técnicas e melhorando a qualidade das peças aos poucos. Enquanto ganha experiência poderá colocar um pouco menos de lucro na mão de obra e assim conquistar a clientela.Aqui no blog ensino fazer algumas garrafas,tente fazer algumas e também as barricas,comece com papel que é mais barato e depois vá agregando outros materiais,uma amiga na minha cidade começou assim e hoje ela já tem encomendas.Dessa forma você preenche seu tempo e ainda ganha algum dinheiro.Procure uma Igreja perto de você,grande parte delas mantêm cursos de artesanatos gratuitos,ok? Fique com Deus!

Edilene disse...

Não tem que pedir desculpas e fique a vontade pra falar e pedir ajuda quando for fazer as peças,ok? Abraços!!!

Unknown disse...

Bom dia ficou lindo

Edilene disse...

Obrigado pela visita e pelo elogio!:)