sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Livro Brinquedo Terapêutico para Criança com Diabetes.

 Olá visita!


       Faz algum tempo que estou pra dividir esse poste com vocês,mas a lerdeza me impediu em mais de duas vezes,nas demais foram os afazeres do dia a dia e o fato de eu estar mudando nosso estilo de vida para vegetariano,que me tomaram bastante tempo.
     Como já comentei com os mais chegados,estava meio sumida para cursar Técnico em Enfermagem na ESTES da Universidade Federal de Uberlândia(UFU-ESTES),foram dois anos de muita dedicação e aprendizado riquíssimo,o que compensou cada minuto que deixei de fazer muitas das coisas que gosto,entre elas,minhas artes e curtir as pessoas preciosas para mim,incluindo minhas amigas virtuais. Pois bem,fechei com 94 nas práticas integradas e apenas uma falta,no fundo,até um pouco raso,estou orgulhosa de ter conseguido me dedicar tanto assim.
    Durante o curso,passamos por todos os setores do Hospital Escola,e confesso, o que mais me identifiquei foi saúde do idoso.O que mais sofri,foi pediatria,e mesmo a Professora sendo um amor,saí de lá chorando todos os dias de práticas.Mas em todos os setores,aprendemos ainda mais,a valorizar o humano que se esconde dentro de cada ser que assim se identifica.A dor em cada um é diferente,e o respeito a essa individualidade(algo que nem sempre existe),faz toda a diferença no final de um tratamento.
     No último semestre,fomos "desafiados" pela Professora de Pediatria,nossa querida Mayla Borges,a desenvolver um Brinquedo Terapêutico para uma criança com uma enfermidade grave,por sorteio,saímos com Diabetes Tipo I e Insulinodependente,achei bastante difícil,mas somente até ver as demais enfermidades(risos). Enfim,foram quase dois meses de pesquisa para chegar a conclusão de fazer um livro que interagisse com a criança e sua enfermidade. Expliquei o que estava "bolando" para os demais do grupo e decidimos que alguns iriam usar seus "dotes" manuais e outros os de atriz e ator no momento da apresentação.Colocando o plano em ação, foram dias de busca de materiais necessários e mão na massa mesmo,fiquei com a maior parte,primeiro porque eu que "inventei a moda",segundo porque sei costurar na máquina.Mas foi mega prazeroso,sendo algo que eu gosto de fazer, pude matar a saudade de criar novamente.No final de cada página,muitas vezes tarde da noite e tendo que voltar pro estágio ainda de madrugada,era como se tivesse olhando o nascimento de um filho.
     Posto a seguir tudo que consegui registrar(apesar de toda correria), desse BRINQUEDO TERAPÊUTICO,que começou a terapia por mim.

Não gostei do bordado,mas o tempo tinha acabado e não queria usar caneta de tecido na capa.

Os tecidos que usei foram os seguintes:
Capa: Tecido impermeável
Paginas: Lonita
Detalhes: Feltro

Demais materiais:
Viés de algodão(largo)
Fitas de cetim,vários tamanhos e cores
Linhas de várias cores
Lã branca normal e azul fina
Tinta preta
Caneta permanente para tecido
EVA
Enchimento siliconado
Colchete de pressão
Linha de bordado
Fita bordada de algodão
Máquina de costura com pontos de bordado
Agulha de mão
Tesoura



Bom,comecei pelas páginas,as minhas medem 34 alt. x 25 larg.
Foram seis no total, passei viés de cores diferentes em cada uma e usei um ponto de bordado em cada pra fixar o viés.Depois passei o ferro até que ficassem o mais esticadas possível.

Imaginei um tema pra cada,todos eles relacionado a vida de uma criança com diabetes tipo I.



 Primeira página:
Anotações básicas sobre o Diabetes tipo I,escrevi com caneta para tecido.

Segunda página:
A criança deve ter uma alimentação rica em frutas,então a ideia é que  ela interaja com os frutos da árvore podendo trocar de frutos e até mesmo brincar de matemática contando quantos conseguiu colher de cada fruta.


                   Aqui tive ajuda de Aninha com os moldes das frutinhas e da árvore.

Montei primeiro sem costurar para mensurar o lugar de cada item na pagina,só então costurei com pontos de bordado

As frutinhas foram feitas pela Nádia Cristina,ficaram encantadoras.

                                                    Vejam que incrível a delicadeza!
Mas eu sempre vi esse potencial de artesã nela,aprende rápido e é muito caprichosa,cheia de detalhes.

Esses foram os colchetes de pressão que usei pra colocar as frutinhas na árvore.








Terceira página:

Toda criança precisa de exercício físico,mas a diagnosticada com Diabetes precisa como se fosse uma medicação,então é muito importante inserir uma atividade em seu cotidiano,melhor ainda se for prazerosa.Então pensei no parque,andar de bicicleta enquanto curte a natureza.
A pista, fiz com feltro preto e usei lã branca comum para a sinalização.A toalha de piquenique foi só um retalhinho xadrez, e as frutinhas são botões,assim como os sapinhos na beira da lagoa.
A bicicleta merece um capítulo a parte,eu e Nádia percorremos cada lojinha do centro e do bairro a procura de uma,achamos de tudo,menos bicicleta.Então, finalmente,escondidinha na prateleira de um xinguelingue do centro,lá estava ela, exuberante, um pouco maior do que queríamos,mas uma bicicleta. Fomos até abordadas por um paciente que esteve no setor onde estagiávamos,claro que muito mais pelo cabelo azul de minha amada Nádia do que pela minha beleza estonteante.Mas no final foi cômico e rendeu muita risada e histórias futuras.




Quarta página:


A criança Insulinodependente,mede a glicose várias vezes ao dia e também faz a correção através da insulina,para tanto, seria bastante útil se a mesma aprendesse olhar as horas e assim fosse conquistando sua independência cada dia mais.Nesse contesto, achei que um relógio fosse muito útil para o quanto antes, pudesse ver as horas por si mesma.





E para que as frutas estejam presentes no dia a dia,que tal brincar de jogo da velha com o coleguinha e ainda aprender a conhecer as frutinhas?

Quinta página:
O autocuidado é muito importante para qualquer criança,isso lhe dá confiança para que seja forte e enfrente suas próprias batalhas.A criança com Diabetes,deve ter sempre em mãos um kit com o material de medição da glicose e com a insulina para correção.Pensando nisso, imaginei que aprender a cuidar de si, como pentear e trançar os cabelos,faria com que essa criança estivesse pronta para sair de casa com sua "maletinha" em mãos e sempre segura.

Esse molde é de uma Tilda marca páginas que encontrei na internet,usei ele pra chegar no que pretendia,porém tive que diminuir bastante pra que coubesse na página.


Assisti esse vídeo( https://www.youtube.com/watch?v=RfhYDn77WKk) da Márcia do Feito com Encanto pra ter uma ideia de como fazer a Tilda pequena.







Fixei braços e pernas com mini botões,os braços ficaram móveis.

O cabelo usei lã de bebê,e coloquei azul em homenagem a Nádia que ama essa cor,inclusive no cabelo.

Fiz pantufas de lã porque um dos cuidados que temos que ter com o diabético é o conforto dos pés.





Confesso que essa moça,Emily o nome dela,foi a parte mais difícil do livro,tive ajuda de Aninha pra desvirar os braços e pernas,muito pequenos e não sou muito delicada.Me lembrei de uma artesã Amada que faz Tildas com extrema perfeição e me fez apaixonada por elas, Flávia Carvalho.E como sempre travo no momento de pintar os olhos,demorei 3 dias pra fazê-los.rsrsrs



A Emily sai de casa,fixei com o mesmo colchete de pressão que usei nas frutas,porém maior.


Sexta página:

E não poderia faltar o jogo da memória,com bastante frutas e legumes e confeccionado em EVA com muito capricho e maestria pela querida Cristiana Martins e encantou a última página desse maravilhoso Brinquedo Terapêutico.




Na apresentação participaram o Ercílo,como o pai da criança e a Adriana,nossa Drica - Timão,como a criança mais falante e adorável que já conheci.



Para que as páginas fossem acomodadas na capa,levei na lojinha da esquina e pedi que fosse colocado ilhós nas páginas e na capa.Mas a história da capa não termina aqui,eu medi,medi de novo e cortei o forro e o tecido impermeável,porém após desvirar(com muita dificuldade por que ele é bastante rígido para um tecido),percebi que havia ficado um centímetro menor que as páginas.E agora? Tempo escasso,prazo de entrega chegando...O jeito foi improvisar,revirei as caixas e encontrei essa tira bordada que me salvou.Arrematei com fita de cetim que sobrou da decoração do níver de Maria Laura e achei que ficou perfeito!Valeu todas as dificuldades,e tudo mais que ocorreu por que não concordei em antecipar o final das aulas, pois nosso trabalho ainda não estava pronto e eu queria que ele ficasse exatamente como ficou.

Minha inspiração eu encontrei vasculhando a internet.Sem qualquer ideia do que fazer comecei a me deparar com os já famosos Quiet Book,então pensei,posso adaptar um desses para o que precisamos,e deu certo.

Meus agradecimentos a algumas artesãs que me valeram nas dúvidas de como montar,ou como fazer o relógio mexer os ponteiros.

Ivana Karla: https://www.youtube.com/watch?v=eP8AzHv2ze8

Ateliê Artefatos: https://www.youtube.com/watch?v=j85qupbLBWE

Feito com Encanto: https://www.youtube.com/watch?v=RfhYDn77WKk

E meu muito obrigado a todos que direta ou indiretamente participaram conosco nessa empreitada,que o futuro nos reúna novamente.



    
     



Nenhum comentário: