sábado, 9 de outubro de 2021

Armário de cozinha reciclado com filtros de café

 Olá visita!

Senta e bora tomar um café com um dedo de prosa. A arte da vez é essa belezura aqui que reciclei e gostei um tantão.



A história do mocinho aí é a seguinte,mudei de cidade e levei só o que deu pra por na mala do carro,mas não se abale,coube bastante coisas.kkk

Então, eu sem armário(usando alguns caixotes de frutas),ganhei esse de uma querida que resgatou pra mim e perguntou se queria reciclar. Claaaro que levei embora né.Mas demorei pra fazer(sou enrolada mesmo),dai um dia amanheci e sacudi a poeira,minha e do armário e botei a mão na massa, filtro e cola nesse caso.

O processo foi assim,limpei com esponja e sabão neutro,depois retirei o sabão e esperei secar. Diluí cola PVA extra na proporção uma parte de cola e outra de água. Os filtros já estavam preparados,limpos de pó,secos e rasgados aleatóriamente.

Passei cola no filtro e coloquei no lugar,depois passei cola sobre ele já no lugar,e assim fui sobrepondo as beiradas e resvestindo todo ele.



Colei filtro nele inteirinho.

Esperei secar por 48 horas a cola.

Passei verniz marítimo para maior resistência.

Coloquei rodinhas pra facilitar a locomoção e dar um charme extra.

Nas partes mais danificadas,ou grossas,eu coloquei duas camadas de filtro pra aumentar a resistência. Aguardei secagem de 48 horas e dei duas demãos de verniz marítimo que secou por 72 horas. Não escureci os filtros com betume pois queria mais claro mesmo.

E ficou assim...

Depois assim, recebendo minhas "coisinhas preferidas".


Enfim,amei fazer,e o resultado foi bem melhor que imaginei. Super durável e menos um na lixeira do Planeta Terra!

Hortelã - Mentha Piperita L.


Olá visita! 

Andei sumida de novo né,e novamente foi por desânimo mesmo,tentarei ser mais frequente. 

Continuando com as plantas medicinais,hoje trago o apreciado HORTELÃ. Também conhecido como hortelã pimenta,é muito usado em forma de chás e sucos,mas não menos apreciado nas receitas de quibe, por exemplo.


Vou enumerar alguns de seus muitos usos pela "medicina popular".

1- Em forma de suco,puro,ou acrescido de alho,combate vermes intestinais. Para tanto é preciso extrair o sumo das folhas,que poderão ser socadas em um pilão juntamente com o alho. Tomar 1 colher de sobremesa 3 vezes ao dia durante uma semana. Repetir o processo após duas semanas para completar o tratamento.

2- O chá é um excelente calmante para o estômago e ajuda na digestão e azia. Associado ao gengibre alivia a febre,além de ajudar na imunidade. Assim,ameniza os sintomas de gripes e resfriados.
Para esses resultados basta colocar 1 colher de sopa da erva fresca e acrescentar 150 ml de água fervente,abafar e tomar ao amornar. Adoce com mel se não conseguir tomar puro,que seria o ideal.
Se a erva estiver seca use 1 colher de sobremesa para 150 ml de agua e freva po 2 minutos,abafe e espere amornar para tomar. De qualquer forma, tome 3 vezes ao dia.

3- E não menos saudável e ainda delicioso,ele entra como um magnífico tempero em bolinhos,quibes e saladas cruas. Rico em vitaminas A e C,ajuda no combate aos radicais livres.

De fácil propagação,e requerendo poucos cuidados,fica a sugestão para que tenham em casa, queridos leitores,um vasinho com hortelã e enriqueça seu dia com essa erva deliciosamente saudável.


** Não deve ser usado por gestantes,lactantes e crianças abixo de 5 anos. Para quem tem refluxo grave ou cálculos biliares também devem evitar o seu uso.