segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mesa com pé de máquina antiga e tampo reciclado com filtro de café!

Olá visita!
Frase do dia:"O Criador nos deu dois ouvidos e uma língua,a fim de que possamos ouvir mais e falar menos." Zenão de Eléia

Então vamos lá,2 dias de trabalho intenso e mais uma reação alérgica,mas finalmente está pronta, e linda, nossa nova mesa de cozinha.
Tudo começou assim:
A aproximadamente 3 anos estávamos aguardando uma nota fiscal em Diamantino-MT, quando de repente meus olhos pousaram em um pedaço de carretel de cabos,imediatamente meu ser o transformou em um tampo de mesa,com a ajuda preciosa de meu amado e nosso colega de viagem "Vô",que carregou a peça e ajudou a amarrar sobre o pneu de step do caminhão,o trouxemos,por mais de 1.200 km.Chegando em casa eu a guardei com carinho num cantinho.Estava usando minha mesa de trabalho na cozinha pra aproveitar mais o pequeno espaço da mesma,mas devido a falta que ela me faz,resolvi fazer uma mesa nova,saí então a caça de um pé de máquina,encontrei com a ajuda do meu colega Alex Fabiano,marido de Flávia Nunes que gentilmente me doaram a preciosidade.E mãos a obra, aproveitando o restinho das férias escolares,lá fui eu pra casa doce lar colocar meu "plano" em ação.Aqui está o resultado!Eu,como toda mãe coruja,amei!!!






Mesa no lugar!
E pra quem gostou e que fazer uma,aqui vai o passo a passo:
Material necessário:
1 pé de máquina,de ferro
1 tampo de madeira(esse era parte de de um carretel de cabos)
Tinta spray de secagem rápida-2 tubos
Anti ferrugem(comprei um pote pequeno e usei metade)
Lixa 220 - 2 unidades
Escova de aço-1 unidade
Tinner-usei 300 ml
Retalhos de camiseta de algodão-usei 4 pedaços pra limpeza geral
Cola PVA-usei 2 copos americano
Filtros de café
Betume da judeia
Verniz spray-usei 1 tubo
4 parafusos compridos
Chave Philips
Furadeira com broca fina
Pincel largo-usei 2,um para o tinner e betume e outro pra passar a cola.


Escova de aço,lixa e antiferrugem

Pé lixado e com antiferrugem


Pé de ferro:
Lixe a peça toda retirando os pontos de ferrugem mais aparentes.Passe uma demão de tinner(solvente)em toda a peça e deixe secar.Passe escova de aço e verifique se foram retirados os pontos de ferrugem,caso necessário passe a lixa novamente cuidando dos cantinhos escondidos(essa parte é bastante lenta e difícil).Limpe a peça com pano limpo e seco e passe o antiferrugem,faça isso pela manhã e deixe secar(se fizer a noite a umidade atrapalha).Após secar bem,monte uma pequena estufa para melhor aproveitamento da tinta.


Usei meu adorável pé de canela pra ajudar.
Dê apenas uma "esfumaceada" com a tinta,a secagem é rápida,em torno de 5 minutos.
Primeira tinta.
Depois vá intercalando demãos e secagem,até atingir a cor desejada.




Vire a peça a medida que necessário para facilitar a pintura total.

Confesso que queria ela mais amarela,mas me contentei com esse resultado do amarelo com a cor do ferro.
Cuca,minha hóspede e fiel companheira,acompanhou todo o processo e correu atrás da galinha do vizinho até que ela pulasse o muro de volta. rsrsrs

O pé está pronto,agora vamos ao tampo da mesa:


Lixe o tampo até que fique sem arrepios.
Passei uma demão de verniz imbuia que eu tinha aqui pra conservar a parte onde não coloquei filtro,mas se quiser pode colocar nele todo.


Cortei alguns filtros no meio,depois em três partes,pra fazer a beirada e comecei por ela.
Dilua a cola na proporção um por um,metade cola,metade água.Com um pincel largo e macio,passe cola de um lado do filtro e cole no tampo,depois passe cola sobre o filtro já colado.Faça isso até revestir toda a beirada do tampo.
Usei o filtro pra revestir o tampo,apenas cortado ao meio e sem as beiradas.
O processo aqui foi o mesmo,cortei todas as beiradas dos filtros e depois cortei ao meio,passei cola de um lado,colei no tampo e depois passei cola sobre ele já colado.Fiz isso até revestir todo ele e deixei secar a noite toda.


A forma como cola eles fica ao seu gosto,eu fui dispondo eles um pra cada lado.
No dia seguinte,passei uma demão de betume da judeia diluído em um pouquinho de tinner(solvente).Depois passei um pano limpo e seco(que não solte plumas),retirando o excesso de betume.
Aqui só com o betume.

Após secagem do betume,passei duas demãos de verniz spray,dando o tempo de secagem entre as demãos.
Aqui já envernizado.
Aqui com o tampo provisório,porque só vou parafusar quando chegar em casa,porque preciso colocar no porta malas do carro.

Fiz uma "baguncinha" bem acentuada,mas foi por uma boa causa!rsrsrs


Marido entrou em ação pra parafusar o tampo em seu belo pé de ferro.
E aqui está a mesa pronta em seu lugar definitivo,ocupando pouco espaço,e deixando nossas refeições,a partir de hoje,um pouco mais charmosas!


Minha fonte de inspiração encontrei nas fotos deste poste aqui,da colega Mariely Del Rey: http://customizando.net/nova-vida-para-pe-de-maquina-de-costura-antiga/#comment-25472

Os banquinhos agora,pedem uma reforma né!Assim que terminar os banquinhos mostro como ficaram,ok?
Aqui os banquinho n° 1 depois posto os outros!



E aqui está o resultado dessa criatura que teima em mexer com solvente,sabendo que não pode.Não vou mostrar o rosto,mas quase não enxergo de tão inchado!kkkkkk Pensa que estou preocupada?De jeito nenhum,tomarei um anti alérgico e serei eternamente feliz e realizada com mais um trabalho concluído!!!
Mil abraços,distribuídos igualmente a todos vocês!!!

5 comentários:

Unknown disse...

Ficou maravilhosa!! Parabéns!! bjs

Edilene disse...

Obrigado Rosi querida! Bjs!!! :)

Mariely - Customizando disse...

Uau!! Ficou lindona, parabéns!! :)

Edilene disse...

Obrigado,especialmente pela inspiração! :)

Anônimo disse...

Linda demais!