sábado, 9 de outubro de 2021

Hortelã - Mentha Piperita L.


Olá visita! 

Andei sumida de novo né,e novamente foi por desânimo mesmo,tentarei ser mais frequente. 

Continuando com as plantas medicinais,hoje trago o apreciado HORTELÃ. Também conhecido como hortelã pimenta,é muito usado em forma de chás e sucos,mas não menos apreciado nas receitas de quibe, por exemplo.


Vou enumerar alguns de seus muitos usos pela "medicina popular".

1- Em forma de suco,puro,ou acrescido de alho,combate vermes intestinais. Para tanto é preciso extrair o sumo das folhas,que poderão ser socadas em um pilão juntamente com o alho. Tomar 1 colher de sobremesa 3 vezes ao dia durante uma semana. Repetir o processo após duas semanas para completar o tratamento.

2- O chá é um excelente calmante para o estômago e ajuda na digestão e azia. Associado ao gengibre alivia a febre,além de ajudar na imunidade. Assim,ameniza os sintomas de gripes e resfriados.
Para esses resultados basta colocar 1 colher de sopa da erva fresca e acrescentar 150 ml de água fervente,abafar e tomar ao amornar. Adoce com mel se não conseguir tomar puro,que seria o ideal.
Se a erva estiver seca use 1 colher de sobremesa para 150 ml de agua e freva po 2 minutos,abafe e espere amornar para tomar. De qualquer forma, tome 3 vezes ao dia.

3- E não menos saudável e ainda delicioso,ele entra como um magnífico tempero em bolinhos,quibes e saladas cruas. Rico em vitaminas A e C,ajuda no combate aos radicais livres.

De fácil propagação,e requerendo poucos cuidados,fica a sugestão para que tenham em casa, queridos leitores,um vasinho com hortelã e enriqueça seu dia com essa erva deliciosamente saudável.


** Não deve ser usado por gestantes,lactantes e crianças abixo de 5 anos. Para quem tem refluxo grave ou cálculos biliares também devem evitar o seu uso.














Nenhum comentário: