terça-feira, 31 de março de 2020

Plantas Medicinais - ALFAVACA

Olá visita!

Recentemente fiz um curso de Plantas Medicinais oferecido gratuiutamente pela EMATER-MG(escritório Uberlândia)em parceria com o IFTM(Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro).Foi ministrado pela Professora Vilma,muito rica em conhecimentos. Todavia,aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo, pois quem não tem uma receitinha caseira herdada dos pais ou avós não é mesmo? Contando com as experiências de outros colegas que deram suas valiosas contribuições,saímos de lá cheios de novos conhecimentos e muitas receitas maravilhosas e naturais para pequenos e grandes males que assolam a humanidade nos últimos anos. Achando egoísmo, e ávida por compartilhar os conhecimentos adquiridos,a partir de agora vou trazer algumas plantas e seus benefícios para diversas situações e enfermidades.

Saliento no entanto, que nenhuma medicação,mesmo que natural, deve ser consumida sob efeito de dúvida.Nesse caso, sujiro que consulte seu médico antes de fazer uso, pois desconheço o seu problema de saúde e não tenho autoridade para medicar.

Não deve ser usado por gestante nos 3 primeiros meses de gravidez.

ALFAVACA (Ocimum basilicum)


Alfavacão Alfavaca Cravo 100 Sementes Frete Grátis Leia - R$ 19,99 ...
Imagem extraída da internet

Planta herbácia e muito cheirosa.O chá é indicado para estimular o funcionamento do organismo,melhora o desempenho nas atividades diárias.Combate os gases intestinais.Usada no auxílio do enjoo e indisposições estomacais, e também para provocar o suor em casos de febre.Ótima pra estimular a diurese(aumentar a produção de urina).

Aplicação:

Ardor ao urinar
Estresse e nervosismo
Digestão difícil
Enfermidades do Intestino,Estômado e Rins
Febres
Tosses
Acúmulo de gases no estômago e intestino.

Como usar:

Prepara-se um chá por infusão,usando de 10 a 15 gramas de folhas frescas para cada litro de água fervente.Coloca-se as folhas higienizadas em um recipiente de louça,vidro,inox ou esmaltado,acrescente a água quente e abafe até amornar. Tomar ao longo do dia em pequenas doses de 100 ml.

Em casos de:

Dor de garganta
Anginas
Aftas
Faça gargarejos algumas vezes ao dia com o mesmo chá.

Em casos de feridas:
Faça um macerado com as folhas frescas e higienizadas, coloque sobre o ferimento como um emplasto,deixe agir por 30 minutos.

Pode se usar esse mesmo emplasto de folhas,como compressas, sobre os bicos dos seios das mães em amamentação para melhorar as dores.

Nesse Link do Ministério da Saúde contém mais informações a partir da página 9.

Nenhum comentário: