quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vidro ou garrafa de suco de uva ou vinho, decorados com guardanapo de papel!

Olá visita!
Garrafas são frequentemente jogadas nos lixões, e além de oferecerem riscos para quem manuseia o lixo,demorar mais de 100 milhões de anos pra se decompor,acaba sendo um desperdício,tendo em vista que o vidro de qualquer forma pode ser reciclado.Pensando nisso,trago hoje mais um exemplo de como transformar essas garrafas em uma peça de decoração que irá deixar sua sala muito mais charmosa.


Lista de material:
1 garrafa de sua preferência
Primer para metais,pet e vidro a base de água
Tinta PVA branca
Guardanapo para decoupagem de sua preferência
Verniz incolor automotivo ou vitral
Cola cascorez
Rolo de espuma pequeno
Pincel largo
Tesoura
Águarraz(para lavar o pincel com verniz)

Usei uma garrafa como essa:
Passei duas camada de primer,com intervalos de 6 horas entre demãos.
Depois de seco,passei três demãos de tinta PVA,dando intervalos de 4 horas entre as demãos, e usando o rolo para que a pintura fique uniforme.
Recortei o guardanapo,desmembrando alguns galhos para facilitar a colagem.Passei cola cascorez no vidro e delicadamente colei o galho.Fiz isso em volta de toda a garrafa.


Deixe secar de um dia para o outro e só então passe uma camada de verniz incolor para acabamento final.Espere 72 horas para secagem definitiva.
Poderá fazer o mesmo com garrafas de cerveja e terás lindos vasinhos.

P.S. Se for usar pra levar água na geladeira,não passe primer e tinta na rosca da garrafa,somente a camada de verniz.


Poderá colocar licor também,para tanto lave e esterilize a garrafa antes de colocar o líquido.
Na Mira da Verdade - TV Novo Tempo

35 comentários:

Anônimo disse...

achei mto legal, vou fazer...mas posso so usar a cola branca no lugar do primer?

Edilene disse...

Olá,infelizmente não,pois sem o primer a tinta não fica sobre o vidro,mas ele é baratinho,no máximo 5,00,vale a pena,e rende bastante!Qquer dúvida me pergunte novamente.Abraços!

Anônimo disse...

Achei lindo vou tentar fazer,

Edilene disse...

Obrigado,é bem gostoso e simples de fazer,você vai gostar!

Unknown disse...

pode ser lavado depois amiga ??? lindo d++++

Edilene disse...

Obrigado Malu,pode sim,porém vc terá que usar o verniz marítimo ou automotivo(spray),caso contrário poderá apenas limpar com pano úmido.grande abraço!

Anônimo disse...

Lindo d+! Quando compro o primer, tenho q especificar se é pra metal ou vidro ou um serve pra tudo?

Edilene disse...

Obrigado!Esse que uso(acrilex)serve pra vidro,plástico e metal,compro em papelaria ou loja de produtos para artesanato.

Unknown disse...

Olá! Parabéns pelo lindo trabalho.
Com o passar do tempo, essa decoupage não se solta?
E no lugar da cola cascorex, posso usar a de biscuit?
Pois, não precisaria comprar a cascorex, já que uso a cola de biscuit com frequência para outros tipos de artesanato.

No aguardo,

Grata,

Flávia

Edilene disse...

Olá Flávia!obrigado,veja bem eu não sei como é a cola para biscuit,pois não faço,mas a cascorez é de pva.Com o tempo não solta porque o verniz segura,se for lavar(ou seja,se for usar pra por água na geladeira por exemplo),o verniz deverá ser automotivo,aqueles em spray.Ok?Qualquer dúvida entre em contato novamente.Abraço!!!

Anônimo disse...

Ola:achei maravilhoso ,e gostaria de saber se pode pintar por dentro? E parabens pelo seu trabalho e muito lindo adorei!!!!abracos

Edilene disse...

Obrigado,pode sim,porém pra que aparece a pintura o ideal é que a garrafa seja transparente(incolor),nesse caso vc deverá comprar verniz vitral na cor de sua preferência,colocá-lo dentro da garrafa e ir girando até que cubra toda a garrafa,virar de boca pra baixo sobre o vidro da tinta e escorrer o excesso da tinta de volta,ok?

Anônimo disse...

Oi Edilene e se usar o verniz vitral,pode lavar

Edilene disse...

Sim pode,porém aconselho que dê duas demãos de primer e um tempo de secagem de 6 horas entre as demãos,ok?

Anônimo disse...

Obrigada pela sua ajuda Edilene, tenho um garrafão de vinho aqui fazer a sua dica.Meu nome e Giovana seu trabalho ficou maravilhoso,eu gosto muito de trabalho em artesanatos já fiz algumas coisas decorei um garrafão de vinho com papel melita e terminei de fazer um descanso de panela de de canudos de jornal com uns detalhes na beirada,ha estou tentando fazer panelinhas de tata de cerveja,ficaram boas meu sonho e fazer um curso em artesanatos para aprender mais.Muito obrigada

Edilene disse...

Ô Giovana que alegria saber que lhe ajudei,acho contagiante o artesanato e amo poder ajudar as pessoas que querem fazer qualquer arte.Fique a vontade pra perguntar qdo tiver dúvidas,no que eu souber sempre estarei a disposição,ok? Tenho um pequeno grupo no face,caso queira participar dele aqui está o endereço,lá vc poderá tirar dúvidas e ter acesso a moldes também. https://www.facebook.com/groups/artesasamigas/

Anônimo disse...

Oi Edilene tudo bem?Me desculpe te pergunta,só pra ter certeza,eu entrei num grupo mas fiquei com dúvida pois não estava achando.O nome e Rosa Luiza Edilene costura e artezanatos

Edilene disse...

Sim,é esse mesmo,é que mudei meu nome por 60 dias pra divulgar o nome do blog que é a união dos nomes de minhas avós Rosa e Luiza.Fiquei contente com sua chegada.Bjos!!!

Anônimo disse...

E eu agradeço pelo convite,mas se eu fizer algum artesanatos posso postar la? Giovana

Edilene disse...

Pode sim Giovana,criei o grupo pra trocarmos experiências,se quiser convidar suas amigas fique a vontade!

Maísa disse...

Oi, Bom dia!
O meu nome é Maísa, e eu gostaria de saber se usar papel de presente no lugar do guardanapo para decupagem fica bom, aguado a sua resposta ansiosa.
Abraço.

Edilene disse...

Bom dia Maísa! Obrigado pela visita.Sim,o papel de presente pode ser usado e fica tão bom bom quanto o guardanapo,porém você terá que fazer algo diferente,após recortar as figuras que irá utilizar,você deverá mergulhar, uma a uma na água,retirar rapidamente(o objetivo é apenas umedecê-las),colocá-las em um pano de algodão seco e retirar o excesso de água,depois aplique-a normalmente.Faça isso com todas que for utilizar em seu vidro,sendo que deverá fazer uma por vez e aplicar imediatamente e com delicadeza para que não rasgue.Espero ter ajudado,mas caso fique alguma dúvida,por favor pergunte novamente,ok?Grande abraço!Caso queira postar seu trabalho pronto,poderá fazê-lo na pagina do grupo(sou voluntária nele e lá ensinamos também,porém ao vivo toda segunda).Endereço: https://www.facebook.com/segundaamigas?ref=hl

Maísa disse...

Boa tarde!
obrigado você me ajudou a tirar uma dúvida, pois tinha vontade de usar o papel para presente mas não sabia como fazer,aqui onde moro é difícil encontrar o guardanapo de decupagem. beijos!

Edilene disse...

Maísa,existem sites seguros que vendem produtos para artesanatos,nunca comprei assim,mas várias colegas o fazem,vou procurar saber de alguns sites e posto aqui pra ti.Não sei se você visitou os outros postes de vidros do blog,mas é possível decorá-los com filtro de café e tecidos,o mesmo dá pra fazer nas caixas e bandejas de MDF.Bjs!!!

Consultora Belcorp Litoral disse...

Edilene boa noite,
Tenho vidros de palmito e garrafas transparente se quero decorá-los com o guardanapo de decoupage a cola branca e o verniz marítimo sem o primer , é possível? Caso seja poderia me explicar como proceder? Obrigada , adorei seu blog. Helena

Edilene disse...

Olá Helena!
Obrigado pela visita.Infelizmente não é possível,pois sem o primer a tinta sairá com muita facilidade e você irá perder todo o trabalho.Mas o primer tem baixo custo compensa você usá-lo,além do mais um vidro de 100 ml rende bastante.Espero tê-la ajudado,qualquer outra dúvida pode perguntar.Abraços!!! :)

Consultora Belcorp Litoral disse...

Edilene então como poderia estar fazendo pois não quero um vidro pintado na cozinha e sim transparente para poder ver os mantimentos dentro e quero decorar. Pensei em decorar com tecido colado e passar o verniz mas não encontro aqui na cidade uma cola da Acrilex (a única marca que vendem aqui) que posso usar no vidro para colar tecido depois de engomado(também não sei qual cola usar para fazer isso) e depois aplicar um verniz marítimo . Pode me ajudar de alguma forma? Desde já te agradeço.

Edilene disse...

Entendi o que quer Helena,olha eu fiz alguns aqui usando tecido,você poderá usar a cola pva mesmo,se tiver a de porcelana fria melhor(vem escrito na embalagem),se não, pode ser a comum,porém não deixa a cola "borrar" a parte do vidro onde não vai cola,se acontecer,limpes antes de secar.Depois passe o impermeabilizante para telhas(encontrado facilmente em lojas de material de construção-parece um leite)só depois passe o verniz marítimo(as vezes somente ele resolve,passe três demãos),assim você evita um pouco de escurecer a peça,visto que o verniz é amarelo.Lembrando que será uma peça artesanal,requer um cuidado especial na hora da limpeza,mesmo com o verniz.Poderá ainda optar pelo verniz spray automotivo,ele não amarela,também é fácil encontrar em lojas de pintura ou artesanato.
Aqui está o link do que fiz: http://rosaluizaartesanatos.blogspot.com.br/2013/12/blog-post.html

Edilene disse...

Helena você poderá ainda usar a tinta com primer e guardanapo,sem contudo pintar o vidro todo,basta delimitar uma faixa usando uma fita crepe bem fixa para que não vaze a tinta e borre,depois faça a decoupage normalmente somente naquela faixa,assim você terá parte do vidro transparente e parte decorada a seu gosto,ok?

edmilson soares disse...

olá, essa tinta é tinta de pintar parede ?

Edilene disse...

Olá Ed,obrigado pela visita!Sim,você pode usar tinta de parede,especialmente se for fazer cores claras como bege ou branco,mas caso vá fazer colorido,aconselho usar a pva(específica para artesanato)pois fazer cores a partir da de parede é um pouco complexo e normalmente não se consegue uma cor uniforme,compensa se for fazer várias peças da mesma cor,ou se já tiver a tinta colorida de fábrica.Aguarde sempre o tempo de secagem do primer entre as demãos, e da tinta entre demãos,isso garante uma melhor qualidade da peça. Qualquer dúvida pode perguntar,ok?Que Jesus o abençoe e a sua família.

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! Amei o seu trabalho!! Muito legal. Eu vou fazer para colocar água na geladeira. Vc falou que tem que esterilizar a garrafa antes. Como faço esse procedimento??? E quais outros cuidados devo ter para usar para esse fim? Desde já agradeço!!

Edilene disse...

Olá,obrigado pela visita.Copiei e colei parte de um material da EMATER de onde aprendi a fazer a esterilização,porém se o vidro for pra colocar água e suco na geladeira e for de procedência segura,não tem necessidade,basta lavar com sabão neutro.Para lavagens frequentes,sugiro que dê pelo menos 3 demãos de verniz respeitando o tempo de secagem e aguardando secagem definitiva de no mínimo 72 horas com tempo quente.
Segue as dicas:

Na preparação de conservas, a limpeza e a higiene dos vidros e das garrafas
são muito importantes. A seguir os procedimentos de como higienizá-los:
• Lavá-los com água e sabão, utilizando escovas próprias, enxaguar em água
corrente limpa;
• Encher uma panela com água até a metade e forrar o fundo com uma grade de
metal;
• Colocar os vidros sem tampas ou garrafas deitados dentro da panela para
ferver durante 15 minutos;
• Retirá-los da panela e colocá-los sobre a grade de metal, ao abrigo do vento,
com a boca para baixo.
• Como as tampas e rolhas devem ser usadas somente novas, elas podem ser
lavadas com água e sabão e bem enxaguadas com água corrente. Em
seguida, colocá-las na grade de metal para secar.
Qualquer dúvida pode perguntar.Obrigado pelo elogio! :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edilene disse...

Bom dia Nilzinha,obrigado pela visita e pelo elogio.Quanto ao uso do verniz incolor de uso geral secagem rápida,pode sim,apesar de não fazer uso dele constantemente,sei que o acabamento é bom,porém fico te devendo sobre a durabilidade dele no caso de lavagens,pois não sei qual a resistência do mesmo em contato com água,mas se for usar a peça apenas como peça decorativa não tem problema algum.Abraços!