quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Barrica de massa corrida revestida com filtro coador de café!

Olá caro visitante!


Estou devendo, e como sou boa pagadora,aqui está o PAP da barrica revestida com filtro de café.







Lista de material:
Barrica de massa corrida reciclada
Filtro de café reciclado
Cola cascorez extra
Betume(R$4,99-100ml-Darlene Artesanatos)
Aguarras(R$3,99-100ml)
Verniz incolor
Puxador madeira



O primeiro passo é limpar a barrica com tecido úmido e retirar possíveis restos de massa com uma espátula de plástico ou metal.
Retire o círculo da tampa usando um martelo,mas com delicadeza,e se necessário,use um estilete pra ajudar a soltar a tampa do círculo de papelão.



Nesse caso,o círculo deverá ser colado na barrica e só então,começar a colar os filtros.
Quantos aos filtros,vou dizer como faço para guardá-los,passo o 1º café e lavo imediatamente,guardo em local protegido e uso ele mais uma vez,depois de passar o segundo café,deixo ele passar,até o dia seguinte dentro do suporte para que seque o pó dentro do filtro,só então retiro o pó do filtro,limpo com um pano seco a sobra de pó que ainda ficou,recorto as beiradas da emenda e guardo-os abertos em uma caixa ventilada(pra não mofar,caso tenha ficado alguma umidade).No momento do uso,recorto eles no meio,depois rasgo aleatoriamente,em três ou quatro pedaços,dependendo da peça(se for menor,rasgue em mais pedaços).



Pra fazer a colagem,dilua a cola em duas partes de cola para uma de água,passe cola na barrica(somente no local onde for colar o filtro,coloque o filtro sobre a cola e passe outra camada de cola sobre o filtro,assentando ele com o pincel.Sobreponha o próximo filtro em uma pequena beirada e vá fazendo isso por toda a barrica.Cuidado pra não molhar demais,senão ficará difícil assentá-lo sobre a barrica.
Comece colando na parte superior,deixando uma sobra para virar pra dentro e fazer o acabamento da borda.Depois siga colando por toda a volta da barrica,inclusive no fundo.
Na parte de dentro não rasguei em pedaços pequenos,apenas cortei no meio e colei forrando todo o interior.
Com a tampa o procedimento é o mesmo,lembrando que o acabamento é feito na parte interna da tampa e deve ser feito por último.


Deixe secar por aproximadamente 12 horas.Se for passar betume,como eu fiz,faça assim. Se não, será necessário colar duas camadas de filtro,ou colar um papel craft(aquele que parece papel de pão)em cima da escrita.Porque se for deixar crú,da cor do filtro mesmo,a escrita aparece quando a cola secar.
Após secar,dilua um pouco o betume na aguarrás,pouca coisa,e passe com um pincel largo e macio em toda superfície externa da peça,incluindo a tampa.
Espere secar por mais 6 horas,passe uma camada de verniz incolor,espere secagem definitiva por 72 horas.Coloque o puxador na tampa. E está pronto seu baú de barrica revestido com filtro de café reciclado.

Obs.: Caso queira fazer,mas não tenha os filtros,basta comprar o filtro novo(custo de +ou- R$1,80 a caixa 103)e fazer normalmente,pois o betume dá a cor.




"Não adianta buscarmos o prazer e as alegrias para a nossa vida, se não respeitarmos as fases nas quais nos encontramos. Cada fase tem seus encantos, seus segredos, sua idiossincrasia. "Cris

Dicionário: idiossincrasia= maneira pessoal de ver,sentir e reagir;(as coisas),propensão. 

6 comentários:

  1. não faço café com esses filtros... mas tenho um monte guardados sem uso..... sei que minha pergunta parece tola mas.... não tem uma forma simples de deu fazer isso sem ter que ficar coando o café primeiro ? rsrsrsrsr tem alguma sugestão? obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,na verdade não é tola sua pergunta,me perguntam isso sempre,grande parte da minha família usa cevada no lugar do café,e ela não passa nesse coador,então arrumei um jeito de conseguir os filtros,compro uma caixa de vez em quando(quando preciso juntar)e dou pra uma prima que faz café em casa,em troca peço-lhe que guarde-os após o uso pra mim.Outra forma é vc tingi-los sem usar.Vc poderá usar água de beterraba,chá de cebola,tinta para tecido diluída em água,enfim,vai depender da cor que desejar.Essa cor que obtive aqui se deve muito mais ao betume do que a cor do filtro deixada pelo café,se for essa cor poderá usar o filtro sem tingir mesmo e depois da colagem passe o betume,mais ou menos diluído,o verniz termina o acabamento dando esse brilho.Espero ter ajudado,qquer dúvida me pergunte de novo.

      Excluir
  2. Olá Edilene, ótimo seu blog.
    Tenho um selinho para você no meu blog passa lá para saber mais, bjs.
    www.atelierivaniak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivania Karla!Obrigado minha querida,claro que vou passar lá sim!Bjs!!!

      Excluir
  3. Já uso esse tipo de barrica, mas goste muito do tipo de tampa que você usou. Muito bom Obrigado Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Luiz Carlos,eu descobri esse tipo de tampa por acaso também,passava na porta de uma lojinha do bairro quando vi algumas prontas,entrei e descobri esse processo que adotei imediatamente por achar mais fácil abrir o baú,especialmente quando é destinado a crianças(para guardar brinquedos).

      Excluir

Deixe aqui sua dúvida ou qualquer comentário e farei contato assim que possível!