sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Passo a passo de avental usando jeans reciclado e tricoline!

Olá visita!

Frase do dia: "Tudo que merece ser feito,merece que se faça bem feito".

Hoje trouxe uma peça bastante utilizada no nosso dia a dia,e como amo reciclar,usei uma calça jeans que não entrava mais nas coxas(não sei porque,acho que encolheu!rsrsrsrs)
Esse PAP foi primeiramente publicado no  Grupo Costura para Iniciantes,do qual participo e sou moderadora(com muito orgulho).Fiz bem explicadinho pra que toda as pessoas iniciantes ou não,possam fazê-lo e se orgulharem de estar usando algo feito com amor e com as próprias mãos.

Avental feito a partir de uma calça jeans feminina!



Minha filha foi minha "modelinho".
Lista de materiais:

Moldes do avental e do bolso(estão abaixo)

1 calça jeans adulto
40 cm de tricoline estampada com 1 e 40 largura
2 metros de viés largo na cor escolhida
Linha para alinhavar(de cor diferente do tecido)
Máquina de costura com agulha 14
Agulha de mão
Alfinetes



Façam as marcações das linhas retas primeiro.12 centímetros na parte superior,80 centímetros no comprimento,46 centímetros na lateral e 37 na parte inferior(barra).Se você for mais baixa que alta,diminua 6 cm na parte superior do comprimento.Essa marcação de 30 cm x 24 é só pra vocês verem onde vai a cava.Eu fiz a mão livre,errei algumas vezes até chegar no ponto que eu queria,mas é pra isso que serve a borracha né!rsrsrs


Para arredondar o canto do avental você poderá usar essa régua,se tiver.Mas pra quem não tem a solução está na outra foto.


Para arredondar o canto podem usar um prato com 23 cm de uma extremidade a outra.Assim ele não fica muito grande.


Aqui está ele pronto!Lembrando que o tamanho de 80 cm de comprimento poderá sofrer alterações dependendo do tamanho da pessoa que irá usá-lo.


Esses são os bolsos comumente usados em aventais,fiz um retangular e outro arredondado.Poderá ser feito com o próprio tecido,ou com um retalho de outro tecidinho decorativo.






Posicione a calça sobre a mesa de corte.



Corte na altura do gancho,ambas as pernas.Reserve a outra parte pra fazer outra peça.Um avental pequeno ou uma bolsa de mão,por exemplo.Depois faço um poste ensinando.Prometo!!!





Abra as duas pernas descosturando as laterais.Una as duas depois de aberta formando um retângulo como o da foto acima.Faça os acabamentos usando o zig e zag da sua máquina,ou overlock.





Dobre o retângulo ao meio e posicione o molde sobre ele.Alfinete para que dê firmeza ao cortar.Recorte em toda a volta do molde deixando 1 cm de borda.




Ficará dessa forma depois de cortado,veja que ele fica um pouco embabadado na parte inferior,se quiser acertar isso,entra um pouquinho na costura dessas partes na hora de emendar as pernas,ok?Senão deixe ele como se fosse um evasê.



Para fazer os acabamentos das cavas,usei viés largo,mas querendo, poderá fazer o viés do próprio tecido,nesse caso aumente a quantidade de tecido tricoline.
Posicione o viés direito com avesso,alfinete e alinhave.Depois passe uma costura,faça isso nas duas cavas.







Vire o viés para o lado direito da peça,alfinete e alinhave as duas partes.




Passe a costura definitiva nas duas partes.Cavas prontas!!!

Acabamento das beiradas da saia do avental:

Para o acabamento das laterais,corte uma tira de tricoline(ou o tecido que forem usar) de 7 e 1/2 cm(se quiser mais largo,coloque 10 cm) e meçam a medida da volta toda da parte inferior,ou seja,entre as cavas,aqui tive que completar com um pedaço de tira pra dar o comprimento todo.Alfinete e alinhave,depois passe a costura na volta toda.






Vire o tecido para o direito,como fez com o viés,alfinete,alinhave e reserve pra costurar quando as alças de amarrar nas costas estiverem prontas.






Para as duas tiras que vão amarrar a cintura, corte as duas com 50 cm de comprimento e 8 cm de largura,passei uma costura no avesso, no sentido do comprimento, deixando 1/2 cm de margem, virei para o direito,posicionei a costura no meio da faixa,passei o ferro quente pra acertar a costura e costurei um dos lados,virei 1/2 cm pra dentro nas outras duas pontas e fixei nas laterais do avental na parte da cintura,tome o cuidado para não sair do local na hora da costura.Passe a costura definitiva em toda a volta da parte inferior da peça arrematando as alças com cuidado pra não ficarem tortas,portanto prenda-as bem com um alfinete e posicione corretamente antes.

Acabamento superior com babados:



Para o acabamento superior,corte uma faixa da mesma largura,três vezes o tamanho total da parte superior do avental.Faça o acabamento da barra e passe duas costuras paralelas com o ponto de franzir e com linhas de cores diferentes(pra facilitar na hora de puxar e franzir).

Franza até que fique no tamanho exato da parte superior.Alfinete no local.



Alinhave, passe uma costura definitiva e retire as linhas do franzido.



Para o acabamento,alfinete um viés largo deixando uma sobra nas laterais pra virar e fazer o acabamento.Alinhave e costure.


(Para a alça superior,meça o tamanho que deseja,lembrando que terá que passar pela sua cabeça. Eu fiz com 55 de comprimento e 8 cm de largura).

Vire o viés para o outro lado,alfinete e alinhave,depois posicione a alça superior nas laterais,alinhave no local e passe a última costura para costurar o acabamento e a alça juntos.




Usando o molde,recorte o bolso,se tiver dificuldades em fazer a parte arredondada,que dá um pouco mais de trabalho,corte o bolso retangular!


 Faça uma bainha na parte superior de 1 e 1/2 cm e costure.


 Depois que a bainha estiver pronta,vire 1/2 cm para dentro e vinque com o ferro quente.


 Posicione no local marcado,alfinete para fixá-lo e alinhave,depois passe a costura definitiva.
Finalmente,cheia de orgulho,você acabou de fazer seu próprio avental,parabéns pelo empenho,estou certa que ficou lindo!

Assista Consultório de Família.

10 comentários:

Sheila Uemura disse...

Menina que orgulho!!!
Amei... sou sua Fã !!!

Rosi Machado disse...

Muito bem explicadinho teu pap, ficou muito lindo o avental. Parabéns!!! <3

Edilene disse...

Obrigado Sheila,muito bom receber esse carinho,também estou orgulhosa de você,sem dúvida que es muito especial!!! :)

Edilene disse...

Obrigado Rosi querida,é muito bom ter você por perto!!! <3

Anja disse...

Amei essa reciclagem

beijos

Anja

Edilene disse...

Fico feliz que tenha gostado Anja!

sara disse...

Muito lindo, Parabéns, eu já fiz o meu, faz o maior sucesso...rsrs

Edilene disse...

Que felicidade me trás essa informação Sara,gostaria muito de poder ver o seu,se quiser postar a foto dele no grupo fique a vontade,criei um grupo recentemente pra dividirmos nossas artes,aqui está o endereço,será um prazer recebê-la! Abraços!!! https://www.facebook.com/groups/artesasamigas/

Anônimo disse...

Adoro este tipo de reciclagem.Ficou lindo!

Edilene disse...

Obrigado,pela visita e pelo elogio!!!