quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mesa de tubo de papelão reciclado!

Olá visita!


Hoje vou passar pra vocês como fazer uma linda mesa usando tubos de papelão e papelão de embalagens.Essa fiz em parceria com minha querida Eliana!
Frase do dia:"Liberdade ainda que tardia".
Lista de material:
3 tubos de papelão(usamos um com 29 cm circunferência)
Eles tinham 1,40 de comprimento. então cortamos ao meio e a mesa ficou com 72 cm de altura.
Papelão de embalagem,os melhores são os que vem com TV,são mais resistentes.Cortamos 2 círculos com 55 cm de uma extremidade a outra e 1 círculo com 33 cm de uma extremidade a outra.Pra fazer o círculo você poderá usar um cordão e um lápis.
Cola PVA extra
Pincel
Tecido pra  revestir o papelão
Verniz
Thiner
Estilete
Cegueta


Corte os tubos exatamente da mesma altura.
Marque 20 cm a partir do pé e faça uma marca de 10 cm de largura e 0,4 mm de altura.
Com o auxílio de uma cegueta faça um corte na marca feita.


Recorte o círculo menor com ajuda de um estilete.
Recorte um círculo no tecido deixando uma sobra de 5 cm nas laterais.
Passe uma generosa camada de cola sobre o papelão e coloque o tecido sobre a cola e passe um tecido macio e seco sobre o pano para acerta-lo bem e retirar possíveis bolhas,faça o mesmo com o acabamento de 5 cm(caso queria "esconder o papelão,passe tinta no que não coberto com o tecido).Deixe secar bem antes de usar.
Passe cola nas aberturas feitas com a cegueta e também na parte do círculo que vai ser inserida no corte.Meça com cuidado as distâncias entre os "pés",pra que fiquem certinhos,isso antes de colar.
Coloque alguns pesinhos pra ajudar na colagem e deixe secar por algum tempo.
Enquanto isso recorte os círculos maiores.
Colocamos os "pés",depois de secos,sobre uma das bases do tampo e marcamos,recortamos os círculos e só então colamos o outro tampo sobre ele(cuidado pra não marcar torto,senão os "pés" ficarão tortos depois de pronto).
Coloque pesos no meio e pregadores de roupa nas beiradas pra garantir uma boa colagem.
Enquanto seca recorte o tecido que irá cobrir o tampo maior,lembre de deixar 5 cm de borda.Após secar bem,passe cola na parte sem os furos e cole o tecido,passando o tecido macio e seco pra retirar as bolhas.Vire o tecido e faça o mesmo com as bordas de acabamento.
Passe cola dentro dos furos e cuidadosamente coloque os "pés" dentro deles fazendo pressão pra que se encaixem perfeitamente,coloque peso sobre os tubos para que a colagem seja perfeita e por igual.




Depois de seco desvire-a e está pronta sua mesa,sua sala agradece e a natureza também!

16 comentários:

  1. Muita criatividade e capricho...........................quando eu for montar minha copiadora vou contrata-la e agregar seus serviços na decoração.................Gostei!

    Beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,hoje encontrei o papelão que queria pra fazer a da Mitinha.Terei imenso prazer em ajudá-lo!Mega beijos!!!!

      Excluir
  2. Uma ideia muito legal. Parabéns. Vou recomendar a uma amiga que procura um sugestão para fazer com um tubo que ganhou. Deixo um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida,muito bom receber sua visita,volte sempre que possível! Abraço pra ti também!!!

      Excluir
  3. Ameii, perfeito..
    Vou tentar fazer. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosália! Tente mesmo,é bem fácil e qualquer dúvida me pergunte aqui. Abraços!!!

      Excluir
  4. Que criatividade, adorei! Estou cheia desses tubos de papelão sem ideia do que fazer com eles, agora já sei rsrsrs

    Bjsss

    casadoseagora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lisa.Dá pra fazer uma sapateira ou porta lãs,para isso você deverá cerrá-los no tamanho desejado,e colar com cola cascorez extra(uma camada generosa),montando uma pirâmide,depois amarre-os para secagem definitiva.Caso queira decorar antes,poderá cobrir com tecido ou papel de presente.Abraços,qualquer dúvida só perguntar,ok?

      Excluir
  5. Oi. Era o que eu procurava a tempos. Sera que no lugar do papelão (disco) eu poderia usar pratos de vidro do micro-ondas? Como você sugere que eu prenda? Será que poderia por pezinhos nele para não sujar se eu usar na cozinha, como porta frutas? Me responde, por favor... BEIJÃO SALLI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Salli,desculpe a demora,por motivos de força maior estive ausente da net.Sim creio que poderá usar os pratos de microondas,minha sugestão é que no que será a parte superior você faça da mesma forma que o de baixo,fazendo os recortes nos tubos,assim ele se prenderá com mais segurança,use cola quente,mas reforço que ainda assim ficará uma peça bastante delicada por se tratar de vidro.Na parte superior dos tubos poderá colar pedaço(no tamanho exato do diâmetro)pra encobrir o furo,na parte inferior(pés),sugiro que procure um tampo no tamanho do tubo(encontrado em lojas ferragista)porque nele vc poderá colocar as rodinhas,caso não encontre,tente fazer o mesmo da parte superior,porém com madeira(MDF ou compensado),mas de forma que encaixe no furo com firmeza(coloque as rodinhas antes).Qualquer dúvida me pergunte aqui,e não esqueça de contar como ficou depois de pronto.Pode postar aqui ou na página do face. https://www.facebook.com/Rosa-Luiza-Artesanatos-1536618689923685/ Abraços e grata pela visita.

      Excluir
  6. OBRIGADA QUERIDA,TO PRECISANDO DE UM MESA DE CABECEIRA.ENTÃO FAREI A MINHA
    XERO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Gil,tenho imenso prazer em saber que pude ajudar de alguma forma,amo contagiar as pessoas com a arte da reciclagem.Sucesso pra ti,se precisar de ajuda pode dizer aqui,ok? Bjs!!!

      Excluir
  7. Adorei vou tentar fazer uma pois tenho cones em casa e não sabia o que fazer. Obg. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Consu.Se gostar de chitão poderá por no forro,fica lindo e bastante decorativo em qualquer ambiente da casa.Qualquer dúvida só perguntar. Bjos!!!

      Excluir
  8. Que trabalho lindo estou pensando em começar a fazer artesanato também, pois sou apaixonado por reaproveitamento e criações, tenho umas caixas de sapatos vazias e quero reaproveita-las, poderia me dar alguma dica de como usa-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ione Maria!Obrigado pela visita e pelo elogio.Que bom que quer fazer artesanato,garanto que vai se apaixonar e não se arrependerá.Olha,nunca reaproveitei caixas de sapato,mas foi tão somente por falta de tempo,salvei idéias maravilhosa que fui encontrando na internet,vou colocar os links aqui e você dê uma olhada pra ver o que mais lhe agrada,ou atenda suas necessidades de organização e decoração,se precisar trocar mais ideias fique a vontade em perguntar aqui,ok? Beijos!!!
      https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/580-10-ideias-para-reciclar-caixas-de-sapatos
      http://www.artesanatoereciclagem.com.br/6224-ideias-para-reciclar-caixas-de-sapato.html
      http://www.artesanato.com/blog/artesanato-com-caixa-de-sapato/
      http://www.artesanato.com/blog/artesanato-com-caixa-de-sapato/

      Excluir

Deixe aqui sua dúvida ou qualquer comentário e farei contato assim que possível!