quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mesa de tubo de papelão reciclado!

Olá visita!


Hoje vou passar pra vocês como fazer uma linda mesa usando tubos de papelão e papelão de embalagens.Essa fiz em parceria com minha querida Eliana!
Frase do dia:"Liberdade ainda que tardia".
Lista de material:
3 tubos de papelão(usamos um com 29 cm circunferência)
Eles tinham 1,40 de comprimento. então cortamos ao meio e a mesa ficou com 72 cm de altura.
Papelão de embalagem,os melhores são os que vem com TV,são mais resistentes.Cortamos 2 círculos com 55 cm de uma extremidade a outra e 1 círculo com 33 cm de uma extremidade a outra.Pra fazer o círculo você poderá usar um cordão e um lápis.
Cola PVA extra
Pincel
Tecido pra  revestir o papelão
Verniz
Thiner
Estilete
Cegueta


Corte os tubos exatamente da mesma altura.
Marque 20 cm a partir do pé e faça uma marca de 10 cm de largura e 0,4 mm de altura.
Com o auxílio de uma cegueta faça um corte na marca feita.


Recorte o círculo menor com ajuda de um estilete.
Recorte um círculo no tecido deixando uma sobra de 5 cm nas laterais.
Passe uma generosa camada de cola sobre o papelão e coloque o tecido sobre a cola e passe um tecido macio e seco sobre o pano para acerta-lo bem e retirar possíveis bolhas,faça o mesmo com o acabamento de 5 cm(caso queria "esconder o papelão,passe tinta no que não coberto com o tecido).Deixe secar bem antes de usar.
Passe cola nas aberturas feitas com a cegueta e também na parte do círculo que vai ser inserida no corte.Meça com cuidado as distâncias entre os "pés",pra que fiquem certinhos,isso antes de colar.
Coloque alguns pesinhos pra ajudar na colagem e deixe secar por algum tempo.
Enquanto isso recorte os círculos maiores.
Colocamos os "pés",depois de secos,sobre uma das bases do tampo e marcamos,recortamos os círculos e só então colamos o outro tampo sobre ele(cuidado pra não marcar torto,senão os "pés" ficarão tortos depois de pronto).
Coloque pesos no meio e pregadores de roupa nas beiradas pra garantir uma boa colagem.
Enquanto seca recorte o tecido que irá cobrir o tampo maior,lembre de deixar 5 cm de borda.Após secar bem,passe cola na parte sem os furos e cole o tecido,passando o tecido macio e seco pra retirar as bolhas.Vire o tecido e faça o mesmo com as bordas de acabamento.
Passe cola dentro dos furos e cuidadosamente coloque os "pés" dentro deles fazendo pressão pra que se encaixem perfeitamente,coloque peso sobre os tubos para que a colagem seja perfeita e por igual.




Depois de seco desvire-a e está pronta sua mesa,sua sala agradece e a natureza também!