segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O que estou fazendo antes de morrer?

    


     Uma frase que sempre estamos ouvindo,especialmente quando perdemos alguém,é: " A única certeza que temos é que vamos morrer." E isso é verdade. Sabendo disso eu me pergunto: O que estamos fazendo enquanto vivemos? Será que estamos aproveitando bem nosso tempo,as pessoas que amamos,ou as coisas que gostamos de fazer? Possivelmente a resposta pra maioria dessas perguntas será não. Mas porque agimos assim então? Penso que porque não acreditamos na morte,esperamos que jamais ela bata em nossa porta,então a tratamos como imaginária e simplesmente ignoramos a possibilidade de receber essa visita indesejada.
      Ouço muito as pessoas preocupadas com o dia de amanhã,fazendo planos para um futuro tão distante e se esquecendo que talvez ele nem chegue pra nós.Preocupadas com carreiras,casa,carro,compras,dinheiro,afinal aprendemos desde cedo que sem ele somos nada. Sem estar bem vestido as pessoas te ignoram,sem um carro novo você sequer é notado,e se chegar a participar das rodas de conversas dos "amigos",é pra falarem mal do seu carro velho.
    Outro dia alguém me perguntou se eu vou trabalhar como técnica em enfermagem,na verdade várias pessoas já me perguntaram isso,quem convive de perto comigo sabe o motivo de eu ter feito o curso.Mas eu sinto que incomoda as pessoas o fato de eu não querer trabalhar,elas não conseguem aceitar que eu estou feliz assim,eu gosto de ter tempo livre pra fazer o que eu quiser,gosto de preparar minha alimentação com calma,de fazer as compras em vários sacolões do bairro,de passar na feira pra comprar legumes frescos. O meu tempo eu prefiro gastar fazendo o que gosto,não curto salão de beleza,tampouco fazer compras em lojas comuns,compro nos bazares da igreja e me sinto bem assim. Daí alguém pode me chamar de preguiçosa,e eu concordo,os corajosos que me desculpem,mas eu sou preguiçosa sim,adoro fazer meu próprio tempo,olhar pela janela e descobrir que vai chover em alguns minutos e portanto,não posso sair na rua hoje.
      Mas estou a disposição quando alguém precisa de minha ajuda,amo ensinar o que aprendi pra quem quer saber como é a realidade. Outro dia dei uma aula de amamentação(já dei várias na verdade)pra uma mocinha que tinha tido seu bebê e estava cheia de dúvidas.Mas pra isso,quando a Professora Mayla dispôs a nos dar o mini curso,eu e mais duas alunas comparecemos,entendeu,de 40 alunos,3 compareceram. E é assim que gosto de fazer a diferença,é sendo eu mesma o tempo todo,e isso inclui momentos de indignação, frustração, impaciência,e de alegrias que ninguém poderia ter vivido por mim.Sou estranha,e sempre digo isso,porque discordo de muitas pessoas ao meu redor,mas aceito as opiniões,respeito,e sigo fazendo exatamente aquilo que sempre faço,sendo eu chata.
      Tenho planos para o futuro,mas não alongo demais,pois nem sei quanto ainda tenho que percorrer pra chegar lá,por isso meus planos são curtos,cheios de brechas pra fugas inesperadas das situações indesejadas.Uso roupas que já foram usadas,e até gosto de pensar na história que tem por trás delas. Desocupo meu "armário" o tempo todo,tiro dele roupas,sapatos,pessoas,episódios,e tudo mais que achar que está ocupando espaço demais sem necessidade.Mas de uma coisa não abro mão,estar com as pessoas que amo,respeitar as que não gosto tanto,resolver as situações constrangedoras o quanto antes pra que não ocupe minha mente e tire o espaço das coisas realmente interessantes.Assim sigo,vivendo antes de morrer.
    

Nenhum comentário: