sábado, 18 de outubro de 2014

Avental de tecido com gatinho e peixe em patch apliquê,passo a passo!

Olá visita!
Frase do dia:"Estilo é a marca do que nós somos naquilo que fazemos." René Dalma


Avental de gatinho e peixinho!!!




PAP de avental com direito a Gatinho e peixe!





Minha fonte de inspiração no Pinterest: http://dilna-hama.blogspot.com/

Lista de materiais:

Papel para os moldes(usei papel vegetal,mas pode ser qualquer papel)
Molde do avental
Molde do Peixe 9 larg. x 3.5 alt.
Molde do Gato 20 larg. x 23 alt.
Molde do bolso 26 larg. x 20 alt.

1 metro de tricoline ou outro tecido de sua preferência
4 metros de viés fino na cor escolhida
1 retângulo de 26 x 21 de um tecido contrastante para o bolso
1 retalho pequeno de tecido para o peixe
1 retalho de tecido para o gato
Linhas nas cores escolhidas
Agulha de mão
Máquina com agulha 11

Moldes:


Façam as marcações das linhas retas primeiro.12 centímetros na parte superior,80 centímetros no comprimento(se for mais baixa que alta,diminua de 6 a 8 cm no cumprimento,na parte superior),46 centímetros na lateral e 37 na parte inferior(barra).Essa marcação de 30 cm x 24 é só pra vocês verem onde vai a cava.Eu fiz a mão livre,errei algumas vezes até chegar no ponto que eu queria,mas é pra isso que serve a borracha né!rsrsrs

Para arredondar o canto do avental você poderá usar essa régua,se tiver.Mas pra quem não tem a solução está na próxima foto. 


Para arredondar o canto podem usar um prato com 23 cm de uma extremidade a outra.Assim ele não fica muito grande.


Esse arredondado é o que fiz com o prato.


Aqui está o molde pronto!Lembrando que o tamanho de 80 cm de comprimento poderá sofrer alterações dependendo do tamanho da pessoa que irá usá-lo,eu com 1,65 de altura,diminui 7 cm no comprimento.


Fiz um esboço do que seria os moldes do gatinho e do peixinho, pra servir de parâmetro.O rosto do gatinho pode ser feito em patch apliquê,e o peixinho também.
Dobre o tecido de forma que o molde caiba sobre o mesmo deixando uma margem de 1 cm em toda a volta da peça e 4 cm de margem na parte superior(onde está marcado 12 cm),posicione o molde sobre o tecido dobrado colocando a parte reta maior do molde sobre a dobra do tecido e alfinete.Posicionando o molde assim,o restante de tecido que sobra na lateral será suficiente pra fazer as alças.

Corte em toda a volta da peça,deixando 1 cm de margem em volta e 4 cm na parte superior para fazer o acabamento.

Coloque o viés direito com direito em toda a volta do avental,alfinete, alinhave e passe a costura no vinco do viés.

Vire o viés para o avesso do avental e alinhave em toda a volta,depois passe uma costura na beirada,tomando a cuidado de não deixar escapar,para isso você poderá passar a costura com a parte do viés virada para cima,assim fica mais fácil visualizar onde está passando a costura.


Eu optei por passar uma costura com um ponto simples de bordado nas cavas,mas é opcional,foi só pra dar um charme extra.Agora caso você deixe escapar a costura do viés,isso resolve o problema com muita graça,porém se for fazer esse ponto,vire a parte superior e alinhave antes.(confesso que o meu escapou em alguns pontos na cava rsrsrs)

 
Veja aqui que a parte superior está alinhavada,porém só vamos costurá-la quando for pregar a alça do pescoço.


Corte três tiras, sendo 1 com 55 cm(alça do pescoço) e duas com 45cm(alças da cintura) de comprimento(se precisar pode emendar), e 12 cm de largura.Passe uma costura em todas no sentido do comprimento,abra as costuras com o ferro e passe uma costura em uma das pontas das alças da cintura.Vire-as do direito usando um grampo de cabelo,um alfinete de fralda,ou um palito de churrasquinho sem ponta.Vire a alça do pescoço,mas sem costurar as extremidades.
As alças da cintura ficarão com uma das pontas assim,veja que as costuras estão centralizadas.



Elas ficarão assim.Passe o ferro em todas para assentar as costuras.Vire 1/2 cm de beirada para dentro de todas as pontas que não estão costuradas,ou seja,nas duas pontas da alça do pescoço,e uma das pontas de cada alça da cintura,vinque com o ferro.

Alfinete as alças nas extremidades da cintura,certifique-se de que esteja no local exato onde irá passar a costura,e que a mesma bata com a costura do acabamento do viés.Passe uma costura para fixá-la, cuidando para que a alça não entorte na hora de costurar.Caso queira estender o ponto de bordado por toda a volta poderá fazê-lo agora e aproveitar para fixar as alças.

Alça lateral já costurada!


Na alça do pescoço,fixe com alfinete cada ponta nas extremidades da parte superior do avental,passe a costura fazendo um quadrinho que abrangerá a costura final da barra superior até o final do tecido,como mostra a foto acima.Faça-o nas duas alças.

Ficará dessa forma depois de pronto!

Agora vamos ao gatinho.Miau!!!!

Eu usei essa tela dupla face aqui,paguei R$8,00 em quatro folhas A4 e usei uma folha somente.Colei o retângulo de tecido sobre um lado da folha,risquei o molde do gatinho no papel do verso antes de pintar as bolinhas e recortei.Mas se quiser poderá fazer colando o tecido(tricoline branca)em uma tábua com cola permanente(daquelas que usa na pintura em tecido).Nesse caso terá que colar o tecido,pintar as bolinhas,aguardar o tempo de secagem e impermeabilizá-lo com termolina leitosa,depois da secagem recortar e aplicar.Na internet você encontra receita de termolina caseira,tem o mesmo efeito e sai bem mais barato.

Aqui está o gatinho riscado e pronto pra receber as bolinhas.

As bolinhas quem pintou foi minha filha Aninha.Ela fez dois moldes,sendo que o maior ela usou a própria tampinha da tinta,o menor usou outra tampinha pouca coisa menor.

Posicionou o molde sobre o tecido e foi pintando as bolinhas,seguindo mais ou menos o mesmo padrão para os dois lados da carinha.

E as bolinhas foram nascendo...

até ficar assim!Aguarde secagem da tinta 


Pinte o rostinho dele,olhos,nariz,boca e bigodes.Eu usei a caneta para tecidos,porém não gostei do resultado,se tiver talento pra pintura(coisa que não tenho)faça com pincel e tinta preta,nesse caso,marque antes com um lápis preto comum e depois passe a tinta sobre as marcas.
Feito isso, retire a película da outra face da folha e coloque no avental,no local certo que deverá estar bem marcado para não ficar torto.


Veja como fica!Ele está pronto pra fazer o caseado em toda a volta,eu usei o ponto zig e zag e selecionei o modo bordar,assim ele fica mais cheinho,mas se não tiver essa opção em sua máquina não tem problema,basta passar bem devagar e com a largura do ponto mais fina.
Usei linha branca no zig e zag da carinha pra não aparecer demais,depois fiz uma coleirinha na cor vermelha.Gatinho pronto!!


Agora vamos ao bolso aquário!



O bolso desse avental,simboliza um aquário,por isso a cor azul claro,usei um pedaço de jeans claro que tinha aqui,mas pode ser qualquer tecido.Recorte usando o molde,faça a bainha da parte superior e passe viés em toda a volta no lado avesso.Não se esqueça,sempre alfinetando,alinhavando e costurando.


Pra fazer o peixinho, usei a mesma tela dupla face.Colei um pedacinho de poá que tinha,porém se quiser,poderá fazer o mesmo que foi feito no gatinho,basta usar a ponta do pincel como molde e pintar várias bolinhas no tecido,recortar e colar no bolso.

Passe uma costura zig e zag em toda a volta do peixinho antes de pregar o bolso, para fixá-lo em definitivo.

Marque o local que será fixado o bolso. 

Posicione o bolso nas marcas, alfinete e alinhave.



Passe uma costura no bolso antes de virar o viés, assim ele ficará mais firme no local, pra fazer o acabamento,.


Vire o viés pra cima do bolso,coloque as pontas para dentro e alinhave toda a volta do bolso fazendo o acabamento final.Passe a costura definitiva na beirada do mesmo,tomando o cuidado pra  que a costura não saia fora,uma boa dica é seguir o alinhavo.Bolso aquário pronto!


Avental pronto e você poderá ir pra cozinha de salto alto que vai combinar!!!








É isso colegas visitantes,espero que tenham gostado,fiz esse PAP em um grupo que com orgulho participo e sou moderadora de Costura para Iniciantes(no facebook) no quadro chamado desafio do mês(outubro de 2014).

TV Novo Tempo,o Canal da Esperança

6 comentários:

Neise disse...

Olá Rosa Luiza...
Muito lindinho este avental, estou fazendo um branco com viés lilás para minha filha que vai se formar em depiladora. Gostaria de saber o tamanho do bolso pois não sou costureira, sou marinheira de 1ª viagem. Desde já agradeço. Um abraço.

Edilene disse...

Olá Neise,obrigado pela visita!
O bolso tem 26 cm de largura por 20 cm de altura.Já o gatinho tem 20 cm de largura, 23 cm de altura e 5 cm no pescoço,lembrando que como ele não tem costura pra virar,ficará menor que o bolso.O peixinho tem 9 cm de comprimento por 3.5 cm de largura.Qualquer dúvida pergunte novamente,ok? Abraço e volte sempre!!!

Lùcia disse...

Lindíssimo,obrigada por compartilhar

Edilene disse...

Obrigado pelo carinho Lúcia,é um prazer dividir,amo repassar o que aprendo,me faz muito bem. Grande abraço pra ti.

Unknown disse...

Muito lindo,o passo a passo perfeito...
Muito obrigada 😌😊.

Edilene disse...

Fico feliz que tenha gostado e que irá te ajudar de alguma forma. Obrigado pelo elogio e pela visita. Abraço!