domingo, 28 de julho de 2013

Barrica de massa corrida revestida com tecido!

Olá visita!Sinta-se em casa,olhe, copie,divulgue,enfim,a casa é nossa!

"Estou disposto a ir a qualquer parte,desde que seja para frente." Livingstone

Já pude ver várias idéias geniais de como reciclar barrica de massa corrida,um dia percorrendo pela vizinhança do bairro onde tinha me mudado,entrei numa lojinha de aviamentos e descobri que alí dentro algumas senhoras faziam artesanato,conversa vai,conversa vem,contei que as vezes me arriscava fazendo alguma arte e descobri com a proprietária,como retirar o aro da tampa da barrica e fazer com que ela ficasse mais fácil de destampar,repasso aqui o que aprendi então, e mais algumas idéias de reciclagem.



Material:
1 barrica de massa corrida
Cola cascorez extra(ou outra marca,basta que seja PVA)
1 e 1/2 metro de tecido de algodão(tipo chitão)
Xadrez líquido ou tinta para tecido
1 puxador de madeira
Tesoura
Rolinho de espuma ou pincel macio
Espátula de metal
Fita métrica
Martelo
Primeiramente limpe a barrica com pano levemente umedecido e retire possíveis restos de massa corrida seca com uma espátula.Em seguida,retire delicadamente,porém usando um martelo,a tampa do aro.



Pinte o aro com xadrez líquido(ou tinta de tecido) na cor predominante do tecido e deixe secar por aproximadamente 30 min.
Enquanto isso,meça a altura da barrica,deixando sobrar mais ou menos 5cm de cada lado.Meça a largura deixando sobrar 5 cm.Recorte o tecido.Passe cola(começando na emenda da barrica),em toda a altura da barrica e numa largura de aproximadamente 10cm. Posicione o tecido de forma que esteja centralizado e cuidadosamente coloque-o sobre a cola,pressione suavemente o tecido sobre a barrica e passe um tecido seco e macio pra retirar possíveis bolhas a assentar bem o tecido.Vá passando cola e colando até que termine toda a superfície externa da barrica.
Meça a parte interna da peça,e recorte o tecido,e proceda da mesma forma que na anterior(dá um pouquinho mais de trabalho),após colar todo ele,passe cola na beirada superior e cole os 5cm que sobraram,fazendo o acabamento da borda.Recorte um círculo e cole no fundo.Passe cola na sobra do fundo(externo) e cole.Recorte outro círculo menor e faça o acabamento do fundo.
Para a tampa,recorte um circulo sobrando 5cm nas bordas,passe cola em um dos lados e cole o circulo.Passe cola no outro lado e cole a sobra de tecido.Recorte um círculo menor e faça o acabamento da tampa,deixe secar por 2 horas.Com uma furadeira ou um parafuso autobrocante,faça um furo no centro da tampa e coloque o puxador.Nesse caso eu encapei-o com tecido,mas não há necessidade.
Está pronto seu baú!
Outras estampas:



Outras idéias:
Essas vou fazer outro post pra ensinar,ok?
Esse foi revestido com papel,é mais fácil, e te dá mais opções de estampa, por um valor mais favorável ao bolso!

E esse foi revestido com filtro de café,também vou fazer um post ensinando o PAP dele em breve.

Espero que tenham entendido,mas senão qualquer dúvida é só me perguntar.Beijos!!!

20 comentários:

Edilene disse...

Obrigado,fique a vontade.Tenho prazer em ensinar o que aprendo ou descubro, e é bom ser elogiada através da "arte".

Anônimo disse...

Maravilhoso. É um capricho e a natureza agradece.

Edilene disse...

Muito obrigado pelos elogios,ajuda a seguir em frente mais animadinha,rsrsrs...Agradeço a visita e volte sempre!

Anônimo disse...

Anônimo, 15 de setembro, 2014, 9 h.
Reaproveitar é essencial. Parabéns!

Edilene disse...

Obrigado!!! :)

Anônimo disse...

achei bem legal essa idéia,tenho um barril parecido,mas ñ é de massa corrida,vou aproveitas e fazer.

Edilene disse...

Que bom que gostou,o legal do filtro de café é que dá pra colocar em vários tipos de superfície.Faça mesmo,e se quiser nos mostrar como ficou,tenho um grupo no face,só solicitar a entrada e postar lá,ok? Aqui está o link do grupo: https://www.facebook.com/groups/artesasamigas/

Unknown disse...

Ola muito lindo seu trabalho.as o de filtro de café. Nap consegui ver...
Parabéns! Deua comtinue abençoado.

Edilene disse...

Obrigado Cleo,que Jesus lhe abençoe e também sua família.Tente acessar os de filtro clicando no ícone filtro de café que fica do lado direito no blog,ok?

Tania Cristina 5 de novembro de 2015 18:18 disse...

amei,vou fazer para o meu uso,Deus te abençõe,lindo trabalho.

Edilene disse...

Obrigado pela visita e pelo elogio Tania Cristina,fico feliz sempre que inspiro alguém com as artes,faça mesmo,é gratificante quando fazemos algo pra decorar nosso lar,não é? Amém,que Jesus lhe abençoe e sua família.

Pamela disse...

Olá, você pode me ajudar no tamanho das barricas para fazer baú?? Só estou encontrando comprida e achei que não fica legal!! Obrigada

Edilene disse...

Bom dia!Olha,essas da postagem acima usei as de massa corrida que são pequenas,mas pra fazer baú de roupas sujas por exemplo,uso da grande que dá mais espaço,mas caso não as queira tão compridas,poderá cortar um pedaço na parte superior dela,porém o aro da tampa não vai servir,você terá que fazer uma emenda de mais ou menos 2 centímetros usando outro aro e um pouco de massa corrida pra encobrir as imperfeições da emenda,ok?Qualquer dúvida me pergunte aqui. Clique nesse link e veja as que fiz em tamanho maior.
http://rosaluizaartesanatos.blogspot.com.br/2014/01/barrica-de-papelao-reciclada-se.html
Tem outros modelos no blog,depois você entra em barricas de papelão e veja os outros com tinta e adesivos.Abraços e obrigado pela visita!

Cláudia Iglésias disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cláudia Iglésias disse...

Muito lindas suas barricas e me deram boas idéias para fazer 2. Obrigada por compartilhar💋💋

Edilene disse...

Obrigado Clau Iglésias,pelo elogio e pela visita.Foi um prazer,me sinto extremamente feliz quando alguém aprende com algum dos meus postes aqui,esse é meu grande objetivo,ensinar o máximo de pessoas que eu puder para retribuir o que aprendi com inúmeras outras boas pessoas!

Unknown disse...

Oi, muito legal suas instruções.
Vou tentar fazer,mas tenho uma dúvida: as cobertas por folha de papel, você não aplica verniz por cima? Se sim, qual devo usar?
Muito obrigada!

Edilene disse...

Olá Marisa,obrigado pela visita e pelo incentivo.Nas revestidas com papel você pode usar goma laca(mais caro),termolina leitosa(você pode fazer em casa ou comprar)e por último,apenas cola branca pouco diluída em água.Qualquer que seja sua escolha,use o rolinho de espuma para que a aplicação fique uniforme.
Termolina Leitosa:
1 medida de água
1/2 medida de álcool
2 medidas de cola branca PVA(tipo cascorez)
Misture até ficar homogêneo e aplique na peça
Obs.: faça apenas a quantidade que for usar,ela não deve ser guardada pronta.
Qualquer dúvida pode perguntar aqui,ok? Abraços!!!

keite vitoria disse...

eu tambem faco artesanato por quanto voce acha que devo cobrar uma caixa decorada? mito lindo seu trabalho.

Edilene disse...

Obrigado Keite Vitória,pela visita e pelo elogio.Olha,fica difícil eu lhe dar uma valor específico sem saber exatamente como é feito e o material usado,mas vou tentar te dar uma ideia de como cobrar.Aqui eu falo assim,anoto os valores de tudo que eu compro e depois somo o que usei na peça,claro que alguns terá que ser um valor aproximado,visto que irá usar apenas parte do produto,lembre de colocar energia,água,combustível ou passe de ônibus,etc.Somado tudo que gastou, você veja o trabalho que deu e acrescente uma porcentagem que pode variar de 50% a 100% do valor gasto para a mão de obra,alguns artesãos cobram mais,mas eu particularmente acho justo o que cobro e fico satisfeita.Espero ter ajudado,qualquer dúvida pode me perguntar.Tenho esse grupo de artesanatos no face,caso queira postar seus artesanatos nele fique a vontade,e poderá tirar dúvidas por lá também. https://www.facebook.com/groups/artesasamigas/